O que são componentes eletrônicos?
Componentes eletrônicos são fundamentais para quem deseja entender como funciona a eletrônica e dominar os conhecimentos nesta área e agregar atualmente em destaques para projetos Arduino. Cada componente eletrônico foi desenvolvido para se comportar de uma forma única circuitos eletrônicos e elétricos em geral quando aplicada uma tensão e corrente elétrica ao mesmo. Os componentes eletrônicos são fundamentais para que um circuito eletrônico ou elétrico funcione de forma adequada. São os responsáveis por definir níveis de tensão e corrente elétricas, a fim de que o circuito projetado possa atingir objetivo desejado, assim podendo desenvolver um projeto, que pode ser totalmente feito com componentes eletrônicos discretos ou circuitos integrados, claro que nem só de eletrônica é feito um bom projeto. Muitas vezes há a necessidade de se obter componentes ópticos, eletromecânicos, plásticos, metais, etc. Atualmente, componentes eletrônicos básicos podem ser encontrados já montados em diversos módulos, Shields e demais para utilização em projetos eletrônicos e robótico. Os componentes eletrônicos são divididos em duas categorias: ativos e passivos. Os passivos não necessitam de uma fonte de energia externa para seu funcionamento, como resistores, capacitores e bobinas. Já os ativos como transístores e circuitos integrados necessitam de energia externa para funcionarem.
COMPONENTES ELETRÔNICOS ATIVOS
São componentes capazes de gerar sua própria energia, podendo ou não interferir no funcionamento de outros componentes integrados em seus terminais, manipulando a direção da corrente e demais elementos de controle de energia. , veja mais sobre estes abaixo. Componentes ativos são aqueles que podem gerar ou amplificar energia. podendo ou não interferir no funcionamento de outros componentes no qual estão interligados, manipulando a direção da tensão e corrente e demais funcionalidades no controle de energia. Componentes ativos incluem componentes amplificadores, tais como transistores, diodos, circuitos integrados, dispositivos optoeletrônicos e as próprias fontes de energia tais como baterias, pilhas e outras fontes de alimentação.
COMPONENTES ELETRÔNICOS PASSIVOS
Diferente aos componentes ativos, os componentes passivos não aumentam a intensidade de uma corrente ou tensão, não amplificam nem geram sinais. Têm como característica interagir com a energia ao circuito, dissipando-a em outras modalidades como, por exemplo, em calor. Têm função de polarizar, acoplar ou desacoplar circuitos eletrônicos. Resistores, capacitores, indutores, sensores e antenas são exemplos de componentes passivos nos quais podemos citar.