TRANSISTORES
São componentes eletrônicos que, assim como o diodo, são construídos a partir de semicondutor. O transistor tem a capacidade de controlar a passagem de corrente e até a tensão. O transistor comumente possui três terminais, base, coletor e emissor.
O funcionamento deste componente é extremamente simples, sempre que existir uma corrente no pino correspondente à base, o transistor irá permitir que corrente passe entre o coletor e o emissor, caso contrário este processo não será realizado.
Com o transistor, podem ser construídos portas lógicas, e a partir de portas lógicas, podemos construir processadores, base de toda computação moderna (os circuitos integrados)
Existem, diferentes tipos de transístores, bipolar e transístor unipolar ou FET. Este último tem diferentes variantes: o JFET (Junction Field Effect Transístor), o mosfet (Metal Oxid Semiconductor Function Effect Transistor), o Nmosfet (tipo n), o Pmosfet (tipo p).
Os Transistores bipolares são componentes de três terminais que possibilitam controle da corrente que passa por dois terminais através de outra injetada em seu terceiro pino, a corrente de controle é bem menor que a controlada, desta maneira temos um efeito de amplificação da corrente. Alguns dos modelos mais conhecidos de transistores são os de junção NPN e PNP, definidos assim através de seus projetos.
Transistor unipolar
Denominado Transistor unipolar também conhecido como transistor de efeito de campo, sua condutividade é controlada por uma tensão aplicada externamente. Podem ser de dois tipos: o FET de junção e o FET de porta isolada.
Derivado do fato de que a maioria dos portadores de cargas fluindo através do Transistor são ou somente elétrons (como o transistor JFET com canal N) ou apenas lacunas (como no caso do transistor JFET com canal P).
Segue abaixo tabela de formatos de transistores (encapsulamentos)